terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Resenha: Como eu era antes de você



Título original: Me Before You
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Número de páginas: 320
Classificação: 4,5 estrelas

Sinopse:

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.




Sabe aquele livro que você não consegue largar até terminar? Que te faz sentir emoções que vão de tristeza à raiva, alegria à espanto? Pronto! É exatamente isso que “Como eu era antes de você” fez comigo. A história me deixou engasgada, confesso que após algumas semanas do fim da leitura ainda não consegui digerir o fim.

No livro Jojo Moyes conta a história de Louisa Clark ou simplesmente Lou, uma garçonete de 26 anos que mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho e o avô doente. Louisa é uma pessoa encantadora, me apaixonei por ela e pelo seu jeito exótico de se vestir, o único defeito de Lou é não ter qualquer ambição, ela namora há anos com um cara viciado em corridas e exercícios físicos que não demonstra nenhum sentimento por ela, trabalha há seis anos num café, e sua vida se resume a trabalho, casa e alguns encontros com seu namorado sem graça.

A vida de Louisa começa a mudar depois que o dono do café em que ela trabalha resolve se mudar e fechar o café, sem emprego e com o peso de ajudar sua família nas despesas de casa, ela vai a agência de emprego e depois de algumas experiências desastrosas arruma um emprego de cuidadora. No início ela não curte muito a idéia porque imagina que irá cuidar de um velho e ter que limpar suas fezes, mas termina aceitando o emprego pela pressão de sua irmã e pelo salário que é muito atrativo.


“E enfim, com a cabeça pressionada contra o travesseiro, chorei porque minha vida de repente pareceu muito mais difícil de entender e muito mais complicada do que jamais havia imaginado.”
                                       

Quando Louisa chega a mansão se impressiona quando vê Will Traynor que não é nenhum velho gagá como ela imaginava.
Will tem 35 anos e há dois anos atrás era um homem ativo, advogado de sucesso, apaixonado por esportes radicais e rodeado por mulheres bonitas, até que num dia chuvoso ele sofre um acidente e fica tetraplégico. Depois do acidente Will fica depressivo, rancoroso e insuportável, nenhum cuidador o aguentava por muito tempo devido ao seu humor ácido. E é aí que Camila, a mãe de Will, disposta a dá melhores condições para o filho contrata Lou, mesmo ela não tendo nenhuma experiência na área, porque acredita que ela com seu jeito alegre e descontraído trará mas alívio aos dias de Will.


Embora nenhum de nós dissesse isso, Louisa Clark tinha se tornado nossa única possibilidade de mantê-lo vivo.


O que Camila nem eu (mera leitora) imaginava era que Louisa iria fazer muito mais que alegrar os dias de Will e que Will iria ser mais do que um simples paciente para Lou, eles se apaixonam perdidamente, e esse amor os mudará para sempre.


—Sabe de uma coisa?
— O quê?
— Às vezes, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama.


A autora trata minuciosamente e sabiamente um assunto tão delicado quanto a tetraplegia, inúmeras vezes ela relata a dificuldade que pessoas com deficiência têm de fazer coisas tão comuns para nós como ir a um Jóquei assistir uma corrida de cavalos. Os depoimentos das dificuldades de Will são tão claros que não têm como a gente não ser tocada pela realidade que essas limitações existem na vida de muitos deficientes pelo mundo.


“Eu tinha de ser feliz, na esperança de que ele fosse também.”


Não posso entrar em mais detalhes porque estragaria as surpresas do livro e pode acreditar "Como eu era antes de você" é recheado de surpresas, é totalmente diferente de qualquer romance que eu tenha lido, é um livro com completa ausência de clichês. Ainda oscilo entre raiva e carinho ao me lembrar do final.


Disse a mim mesma que, em algum lugar, pequenas partículas dele virariam pequenas partículas de mim, ingeridas, engolidas, vivas, eternas.


Jojo Moyes me surpreendeu com uma leitura leve, descontraída, com personagens bem construídos e apaixonantes. Não tem como não se encantar com a família de Louisa, sua  mãe viciada em limpeza, seu pai brincalhão... Assim como também não tem como passar imune a história de amor de Will e Lou, ou você vai amar esse livro ou você vai odiá-lo mas nunca você irá esquecê-lo. 


“Mas é um pouco louco, pensar em amar alguém que não pode… Você sabe, amar você.”


Nota: Fiquei sabendo que será lançado um filme baseado nesse livro. Nem preciso dizer pra vocês que estou mega ansiosa pra assistir né?






12 comentários:

  1. Ótima resenha. Estou louco para ler esse livro faz um bom tempo!!
    Beijos,
    umviciadoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro tá nos meus Top Desejados hahaha. Só vejo falarem bem dele. Preciso ver se é realmente tudo isso =P

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ler mesmo Thaís! Tenho certeza que você não vai se arrepender!
      Obg pela visita, volte sempre! bjs!
      #Kamylla

      Excluir
  3. Esse livro parece muito bom, pretendo ler em breve. Parece ser realmente um livro que toca as pessoas mas ao mesmo descontrai.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Lara
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  4. Linda resenha, livro foi direto para a minha wish-list! Vocês viram o filme francês "Intocáveis"? Também é excelente e trata quase do mesmo assunto. Super recomendo.
    Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ticiane, obrigada pelo elogio e pela visita! Seja bem-vinda!
      Ahhh sobre o filme eu já vi sim! É linda a história!
      bjs
      Kamylla

      Excluir
  5. Olá... tem uma tag pra vc responder se quiser.
    bjs! http://serieslivroseafins.blogspot.com.br/2014/01/tag-4x4-em-2014.html

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro!
    Adorei o blog. Seguindo, claro!
    Beijos,
    Isabelle
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo o livro Isabelle! Vale a pena mesmo!
      Obg pela visita e volte sempre!
      beijos!
      Kamylla

      Excluir

Fique à vontade!
Sua opinião é importante pra nós!