segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Resenha: O Sonho de Eva



Título: O Sonho de Eva
Autor: Chico Anes
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Números de páginas: 304
Classificação: 4 estrelas


Sinopse:

Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio. 




Uma tragédia. Um desaparecimento. Sonhos lúcidos.
Sua irmã. Seu filho. Seu trabalho.

Já imaginou isso tudo acontecer com você ao mesmo tempo? Não! E nem queira! Mas neste Romance a vida da Eva Abelar (personagem principal); uma renomada cientista especializada em sonhos lúcidos vira de ponta a cabeça. Transformando-a numa busca eletrizante à justiça e a verdade.
No início da história Eva fica sabendo que sua irmã mais nova Anna caiu do vigésimo andar de um apartamento em São Paulo. No decorrer da trama, ela descobre que o seu querido filho; Joachim (que é autista) desaparece sem deixar vestígios.
O que houve com a sua irmã?
O que aconteceu com seu filho?
Para decifrar todos esses enigmas, contra a sua vontade Eva Abelar decide entrar numa famosa empresa onde sua irmã trabalhava.
A Yume é uma grande empresa que almeja criar um tipo de jogo eletrônico especializado em Sonhos Lúcidos, e com isso precisam da Dra. Eva Abelar para as suas pesquisas.
E assim mais coisas nossa protagonista descobrirá e enfrentará.


Sintam um pouco da essência do livro:

“Me diga: e se eu fosse capaz de me apoderar dos sonhos das pessoas? O que acha que eu faria? Escolher as imagens com as quais sonhará à noite, entrar no seu sonho e mudá-lo como bem entendesse. E se eu pudesse fazer isso, hein? O que você diria?” (Pág.: 7)


" ... Mas e se, preste atenção, Anna, e se, de alguma maneira, você pudesse perceber ainda sonhando que tudo não passa de um sonho? Aí, então, consciente de que participa de um sonho, você poderia agir como bem entendesse e mudar as cenas." (Pág.: 37)


“A serpente torna a escalar os galhos e volta com outra fruta. Em vez de jogá-la, ela a morde, mastigando-a até transformá-la numa pasta viscosa, que lhe escorre pela boca. Desliza pela árvore, arrasta-se até meus pés e escala meu corpo nu, enlaçando-me”
 (Pág.: 51)


"... Nós costumamos viver fantasias complexas, criadas pelos inúmeros personagens que interpretamos e, quase sempre, não as distinguimos da simplicidade de que se constituem nossas verdades." (Pág.: 216)



 Enfim eu não conhecia o trabalho do Autor Chico Anes. Confesso que o livro a princípio me ganhou pela capa, que realmente achei linda! As folhas são amareladas, apesar de ter 304 páginas, temos a impressão que é um livro extenso mas não é, a leitura é até rápida e super emocionante, me tirou o fôlego em várias partes! Pude notar que a escrita facilitava a leitura, Chico Anes escreve de uma forma muito simples e rasa. Li o “Sonho de Eva”a muito tempo, mas se não me engano durou menos que uma semana! E fiquei super triste, pois gostaria de ler mais, muito mais! O Romance merecia continuação, não que eu achei o final ruim, muito pelo contrário! Adorei! As surpresas e o desfecho nos empolgam e nos deixam um gostinho de quero mais. É UM BOM LIVRO! 



                                                                                                                                   


2 comentários:

  1. Tenho que concorda com você, também queria que o livro tivesse continuação. A forma como o Chico escreve prende a gente, deixa aquele gostinho de quero mais.
    Beijos.
    http://detudoumpoucodany.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pois é Dani!
    É triste saber que o autor só tem dois livros publicados... "O Sonho de Eva" foi o segundo dele, e o primeiro é "Pirapato, o menino sem alma". Os dois sem sequencia, infelizmente.
    A forma como o autor escreve é mágico, prende a pessoa.
    Espero que ele escreva mais e mais!
    Um beijão! ;)

    ResponderExcluir

Fique à vontade!
Sua opinião é importante pra nós!