quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Resenha: Starters



Título original: Starters
Autora: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Números de páginas: 367
Classificação: 4,5 estrelinhas

Sinopse:

Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...



Dois extremos de uma vida lutando para ter um lugar num mundo onde não há muita esperança.

A história se passa numa Bervely Hills futurística onde a Guerra dos Esporos acabou matando todas as pessoas de 20 a 60 anos, restando apenas jovens e idosos. Os Starters e os Enders.

Os Starters é como são chamados as crianças e os jovens onde claramente perderam sua família; seus pais, tios, irmãos mais velhos, etc. Já os Enders é como são chamados os idosos com mais de 100 anos (pois é, os Enders conseguiram encontrar uma maneira de prolongar suas vidas).

Nesse mundo onde a autora Lissa Price nos introduz, conhecemos a destemida Callie, 16 anos, e o seu pequenino irmão Tyler, 7 anos. Eles perderam tudo assim como todos os outros jovens, não tinham ninguém para mantê-los seguros, nem para dar apoio, muito menos alimentá-los. Tinham sempre que viver nas ruas procurando abrigo e mendigando comida ou roubando, e muitas vezes roubar era o único jeito caso contrário, estariam todos mortos de fome isso sem contar que precisam fugir dos inspetores Enders que sempre ficam de olho em Starters que costumam ficar nas ruas, quando alguns jovens são pegos eles são mandados para uma espécie de orfanato, e é claro, nenhum Starters deseja ir.

Nós conhecemos esta fantástica distopia pelos olhos da Callie, narrando sua triste história de vida e com isso ela consegue nos transmitir todas as suas mais variáveis emoções em seus estágios! Do ódio ao amor. Do amor ao ódio. Enquanto os Starters são pobres, os Enders são espertos o suficiente para enriquecer e aproveitar muitas coisas a cada dia, as custas deles.

Na cidade há uma grande empresa chamada Prime Destinations onde muitos Enders trabalham e é liderado por um asqueroso senhor "gentilmente" apelidado de O Velho,  pelos Starters. A Prime Destinations é na verdade uma locadora de corpos adolescentes, que permitirá os Enders possuirem os corpos saudáveis dos Starters.

Como assim?? Ohh!

Pois é! Como os Starters muitas vezes não tem grana, vivem nas ruas e não têm avós (Enders), a Prime Destinations terá diversos corpos a sua disposição, a cada dia muitos Starters aparecem por lá e apresentam-se como doadores, e acreditam que irão receber todo o dinheiro (que por sinal é um valor muito alto) ao terminar o contrato. Será mesmo?
Sonhando com o dinheiro que realmente ela precisa, Callie não pensa duas vezes e decide enfrentar essa experiência surreal e ter logo a grana em mãos. Para não deixar seu irmão sozinho até o fim do contrato, Callie o deixa aos cuidados de seu amigo Michael, eles ficam escondidos em um prédio abandonado aguardando a sua volta.

Retornando a Prime Destinations Callie é renovada ganhando um banho de beleza, tendo também uma espécie de chip instalado em sua nuca, depois disso ela é apresentada a um diferente trabalho onde seu corpo será alugado. Depois de seu terceiro aluguel, o corpo de Callie sofre uma pane e algo muito surpreendente acontece.

Então é aí que a história realmente começa e nos envolve pra valer. Só posso dizer que encontraremos muitos outros personagens que serão importantíssimos no livro e que tudo deve ser lido com bastante cuidado e atenção pois o final é de enlouquecer qualquer um! E eu pirei!!!

Sintam um pouco da essência do livro:


“Não tínhamos escolha. Corremos por entre a escuridão do início da manhã, deixando para trás os últimos elos físicos que tínhamos com nossa família e com a vida que tivéramos juntos havia pouco mais de um ano.”


“Ele modificava sua face, é claro. Usava uma máscara, feita com uma espécie de malha metálica que se moldava a seu rosto. A máscara não tinha apenas o objetivo de esconder sua identidade, mas também funcionava como algum tipo de tela ou monitor, mostrando imagens – outros semblantes – em sua superfície.”


Enfim, eu conhecia o livro há muito tempo mas nunca tive coragem de comprar. Só que um grande amigo meu sempre me falava de STARTERS e que o final era muito bom, de cair o queixo, de te fazer surtar, e etc, etc, etc... E tudo que meu amigo falou era a mais pura verdade! Li tudo em apenas três dias! O livro todo, do começo ao fim é gostoso de se ler, a escrita é envolvente e por ser em primeira pessoa facilita muito a leitura. Os personagens são bem construídos, não vi muitos erros no livro, porém a única coisa que me deixou um pouco pra baixo foi a autora Lissa Price não ter explicado nada sobre a guerra dos esporos, a tal guerra que acabou com a vida de muitas pessoas (espero que ela fale sobre isso no segundo e último livro "ENDERS"), fora isso o livro é viciante. Vale a leitura sim porque o começo é bom e o final é melhor ainda e que final!!!






5 comentários:

  1. Olá Eduardo!
    Sempre fui fã de ficção científica e realidades alternativas que nos fazem pensar como seria viver em outro mundo diferente do nosso, então nem preciso dizer o quanto essa obra me deixou instigado. Entrou para a minha lista de desejos! Adorei a resenha e o blog, parabéns! Já estou seguindo.
    Abraços,
    Luis Felipe.
    http://www.cacadordehistorias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da resenha Luis Felipe. Obrigado!
      Não acredito que você não tem o livro. Cara! Compre e leia rápido! Starters é uma das minhas distopias preferidas! Tenho a certeza que irá adorar o Romance.
      Valeu!

      Excluir
  2. Oiee =)
    não lembro ter lido distopias por mais que esse gênero está crescendo e os blogueiros comentando muito, tenho dúvida se quero ler esse, por mais que a resenha me deixou curiosa.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus Máh! Mate logo essa curiosidade!! Você está perdendo tempo, Starters merece sim ser lido. Garanto que você não vai se decepcionar! E vai ficar paralisada quando chegar no final! Faz uma forcinha, faz...?
      Beijo. ;)

      Excluir
  3. te indiquei numa tag l[a no meu blog

    http://meumundokawaiiii.blogspot.com.br/2014/02/tagversatile-blogger-award.html

    ResponderExcluir

Fique à vontade!
Sua opinião é importante pra nós!