sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Resenha: Extraordinário


Título original: Wonder
Autora: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Número de páginas: 312
Classificação: 4,5 estrelas

Sinopse: 

Primeiro lugar da lista de best-sellers do The New York Times, eleito um dos melhores títulos YA de 2012 nos Estados Unidos, o premiado livro de estreia da americana R. J. Palacio traz à tona a luta contra o preconceito ao contar a história de um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Narrado da perspectiva de August e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo.




Primeiramente queria dizer que esse livro me comoveu demais, mas não comover de ficar chorando, soluçando ao folhear as páginas mas comover no sentido de refletir sobre a vida, de achá-la linda mesmo com tantos percalços.
O livro fala sobre August, ou simplesmente Auggie, um garoto de dez anos que nasceu com uma doença chamada diostose bucomaxilofacial que é super rara e mais outros problemas que fizeram com que seu rosto não tivesse uma aparência comum.


 “Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior.”


August tem uma família maravilhosa, confesso que uma das coisas que mais me encantaram no livro é a relação pura e sincera que eles cultivam.


“Mamãe e papai também não me acham comum. Eles me acham extraordinário.”


Os pais de August sempre o protegeu de tudo e todos e por conta de muitas cirurgias e plásticas que ele fez, até os dez anos Auggie nunca tinha ido a escola, nesse tempo ele estudava em casa com a mãe. Até que a mãe dele decide colocá-lo numa escola comum, no início ele é completamente contra, mas depois de pensar melhor aceita o desafio e é aí que a história de verdade começa.

No decorrer do livro a gente conhece a história de August na visão de várias pessoas:

AUGUST - Protagonista;
VIA - Irmã de August;
JACK - Amigo de escola de August;
SUMMER - Amiga de escola de August;
JUSTIN - Namorado de Via;
MIRANDA - Amiga de Via.

É interessantíssimo ver como todas essas pessoas são afetadas (do lado positivo e também negativo) pela deformidade facial de August. Nas partes em que ele narra a gente conhece um menino extremamente engraçado, inteligente e muito maduro pra idade dele que suporta todo tipo de olhares, comentários maldosos e não vive choramingando pelos cantos e se fazendo de vítima.


“Mesmo sem erguer os olhos, eu sabia que estava sendo observado. Sabia que as pessoas estavam cutucando umas às outras, espiando pelo canto do olho. Pensei que já estivesse acostumado com esse tipo de coisa, mas talvez não.”


Durante o ano letivo Auggie vai enfrentar muitos desafios na nova escola: bullying, desprezo, injustiça... mas também conhecerá pessoas maravilhosas que o ensinará o quanto vale a pena viver e ser feliz acima de tudo.
 Enfim, o livro é lindo, bem escrito, que me prendeu do início ao fim. Extraordinário é um livro para todos os públicos, além de ser uma leitura obrigatória para pais e educadores.


“Deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós. São como monumentos que as pessoas erguem em honra de heróis depois que eles morrem (...) Só que, em vez de pedra, são feitas das lembranças que as pessoas têm de você. Por isso nossos feitos são nossos monumentos. Construídos com memórias em vez de pedra.”



 


6 comentários:

  1. Amo esse livro! E a resenha ficou muito bem feita. Parabéns!
    Beijo.
    http://pequeninabiblioteca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hellen obrigada pelo elogio a resenha, eu também amei o livro!
      Ahh parabéns pelo blog! bjo.

      Excluir
  2. Confesso que senti o mesmo que você ao londo da leitora.
    Estou apaixonada por Auggie.
    Parabéns pela resenha e pelo blog.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Auggie é apaixonante! Obrigada pela visita Bruna, volte sempre!
      Já estou dando uma conferida no seu blog! bjs #kamylla

      Excluir
  3. Sou doida, doida pra ler esse livro. Só vejo comentários positivos sobre ele é creio eu que vou amar.
    Beijos.
    http://detudoumpoucodany.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dany vale muito à pena! Leia mesmo! ahhh e quando ler não esqueci de me dizer o que achou!bjs!

      Excluir

Fique à vontade!
Sua opinião é importante pra nós!